Artistas do festival

Oleg Evgenevich Pogudin (Russian: Оле́г Евге́ньевич Погу́дин) (December 22, 1968, Leningrad) is an outstanding Russian singer, TV presenter, actor, "Honoured Artist of the Russian Federation" and "People's Artist of Russia " noted for his vocal and artistic style of interpretation of Russian romances and traditional folk songs.[1

Biography

From 1979 till 1982 he was a soloist of the children's choir of Leningrad radio and television studio. In 1985-1990 he studied at the Russian State Institute of Performing Arts and graduated with an honorable diploma.

In 1990-1993 Pogudin worked as an actor in St. Petersburg. His first LP, Zvezda Lubvi (The Star of Love), was released in 1991. Since 1993 Pogudin has been constantly touring in Russia and abroad.

Pogudin works with regional radio and television studios on a regular basis. In 1993-1996 Russian television aired ten musical films featuring Pogudin.

There are more than five hundred songs and romances in Pogudin's repertoire, mainly old classical and 'urban' Russian romances; folk songs; war-time ballads and old military marches, songs based on works of foreign authors. He also performs monographic concerts devoted to Alexander Vertinsky, Pyotr Leshchenko and Bulat Okudzhava.

Pogudin has been working on a project called To a Russian Genius — a chamber music vocal series based on the 19th and early 20th century Russian poets' works.

He was awarded the Medal "In Commemoration of the 300th Anniversary of Saint Petersburg". 

Mikhail Shumov nasceu em Moscovo em 1983, onde estudou com Zoia Kuimova na Escola de Música “Gnesin” e Igor Gavrysh, no Conservatório “P. Tchaikovsky”. Obteve também o ‘Postgraduate Diploma’ com Distinção pelo Royal College of Music em Londres, onde estudou com Aleksander Boyarsky, e onde teve oportunidade de tocar em orquestra sob direção de Esa-Pekka Salonen e Vladimir Yurovsky. Participou em diversos concursos a solo e a música de câmara, tendo sido premiado por várias ocasiões, obtendo prémios tais como “Ivor James, Helen Just, Mrs. Will Gordon, Thelma Reiss and Stuart Knussen Prize” no RCM Cello Competition em 2010, 1º prémio no Concurso Internacional ‘Professor e aluno’ em Moscovo em 2000 e o 1º prémio no Concurso International «Premio Citta Di Padova» (quarteto com piano) em Itália em 2008.

Tem actuado como solista e músico de câmara em várias salas de concerto na Rússia, Suíça, Reino Unido, Japão, Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, Egipto, Tunísia e Canadá, onde participou no Banff Summer Arts Festival. Teve também oportunidade de trabalhar com músicos de renome tais como Natalia Gutman, Stefan Popov, Denis Brott, Henk Guittart, Gilbert Kalish, Alasdair Tait, Don e Vivian Weilerstein.

Mikhail foi principal violoncelista da Orquestra “MTCC Pavla Slobodkina” (2003-2008), tendo sido professor de violoncelo na Escola Estatal de Musica “Gnesin” em Moscovo durante três anos. Colaborou também no festival de orquestra “Opera Ischia” (2007) como solista de violoncelo, sob direção de T. Rimes (Washington National Opera), L. Arner (Metropolitan Opera), P. Mazzagatti (New-York Dicapo Opera) e com a Orquestra Gulbenkian (2012) sob direcção de Lawrence Foster e Joana Carneiro.

 

Actualmente, é chefe de naipe da Orquestra Clássica do Sul e professor de violoncelo no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.

Ivetta Natzkaya nasceu em São Petersburgo em 1975. Ela estudou na escola superior do M Mussorgsky. A família da Ivetta mudou para Estados Unidos em 1993. A Ivetta recebeu diplomas em viola e violino do Consevatorio do Boston. Depois de acabar o curso superior a Ivetta entrou no Singapore Symphony Orchestra e trabalhou lá 2000-2003 e durante deste tempo também dava aulas no Overseas Family School. Em 2003 a Ivetta mudou para Colorado , Estados Unidos outra vez com o marido e a filha dela. Aí, ela trabalhou no Colorado Symphony Orchestra e Colorado Springs Philharmonic. Em 2006 a Ivetta com o marido e os filhos mudou para Faro e começaram trabalhar na Orquestra do Algarve. Em 2008 a Ivetta abriu Estúdio da Música do Algarve onde ela ensina violino, piano, ensemble e formação musical. Os alunos da Ivetta ganharam prémios nos concursos regionais do Algarve e nos concursos Nacionais de Portugal. A Ivetta continua trabalhar na Orquestra clássica do Sul, participar nos concertos da música de câmara e dar aulas no Estúdio da música do Algarve.

Irina SVECHNIKOVA.

Desde a infância gostei de música, teatro e poesia. Após estudar na escola de música (1985) acabei a escola profissional para professores de música (1989), percebi que eu precisava de mais e matriculei -me na faculdade de Artes da Academia da Cultura de São Petersburgo, que terminei em ano 1996.  A formação em Artes ajuda me na abordagem de romanzas: qualquer romanza para mim não só a música e a poesia - é a história de uma época, o destino dos autores, artistas e o seu caminho artístico.

Em 1997, tive aulas de retórica e a lógica  e em 2000 formei-me no curso de telejornalista, especializando-me em música nos programas de televisão. Durante todo este tempo, desde que acabei a escola profissional de música, trabalhei no teatro musical como cantora e artista e organizei festas familiares e festas do município.

Dos anos de 1999 a 2003, eu era a participante, e, mais tarde, a diretora geral do Festival Pop Internacional "Talentos e Fãs". Foi uma experiência criativa de interagir com artistas de diferentes cidades e países do mundo.

2003-2004 Eu estive no Egito: organização e a realização de programas de entretenimento para turistas. Foram as minhas próprias produções, shows, desporto e aulas de dança. Foi criado um Clube de amantes da cultura russa.

Durante cerca de 10 anos trabalhei como jornalista na imprensa e MÍDIA on-line: foram entrevistas com grandes personalidades da cultura, músicos, atores musicais e de teatro, críticas teatrais. A minha paixão à música levou me a melhorar a qualificação na Conservatória de Moscovo De. N.E. Tchaikovsky, que eu terminei em 2014, na especialidade de "jornalismo musical".

Entrevistei uma das estrelas musicais do mundo o Tenor Jonas Kaufmann, que aconteceu no momento de sua chegada ao São Petersburgo, em dezembro de 2014. Pode ler a entrevista aqui . 

O período de 2005 até o presente é o tempo dedicado ao trabalho sobre música e programas (romanzas, palestras sobre música, festas criativas) e cerimônias de casamentos, que fazem parte de uma cultura de família moderna. Além disso, sou voluntaria de instituições de caridade, organizamos os projetos da realização dos bailes, shows, leilões e de angariação de ajuda para os mais necessitados de São Petersburgo. 

Neste momento eu vivo no Algarve, em Portugal, vou ficar feliz se cantar a todos os amantes de música. Não importa a nacionalidade ou o conhecimento do russo, mas sim é importante o seu desejo e a sua capacidade de ouvir, de sentir, de ter empatia. Abra a sua alma para a música, e tenho certeza, que a música encontra lá o seu lugar. 

Actualamente, é chefe e professora do canto e piano no Estudio "Históriais Musicais" de Loulé. 

 

Elena TSOURANOVA  

Natural de Ekaterinburgo (Rússia), Elena Tsouranova iniciou os estudos de piano aos seis anos na Escola Profissional Musical, na classe do professor Isaak Zetel. Em 1982, foi admitida no Conservatório Nacional Superior de S. Petersburgo na classe do professor Oleg Malov, tendo aí concluído os seus estudos em 1988. Durante vários anos foi professora no Conservatório Nacional Superior da sua cidade natal, onde leccionou a disciplina de piano e exerceu o cargo de acompanhadora das classes de violino. Actualmente reside em Lagos e colabora com vários estabelecimentos de ensino da região do Algarve.

A sua actividade artística inclui diversos concertos a solo, de música de câmara e com orquestras, entre as quais a Filarmónica de Ural e a Orquestra do Algarve. 

Irina Kuptsova.

Irina é uma fotógrafa. Nascido em Moscou. Ela esteve envolvida em fotografia a vida toda.